Notícias

Diocese tem nova Fundação dedicada a Sílvia Cardoso

Image
D. António Francisco dos Santos anunciou instituição no dia de aniversário da leiga, em processo de beatificação.

O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, instituiu canonicamente esta quarta-feira a Fundação Sílvia Cardoso, que visa, entre outros objetivos, “difundir a vida e obra” da leiga, em processo de beatificação.
Sílvia Cardoso (1882-1950) nasceu em Paços de Ferreira, onde está sepultada, e distinguiu-se pelo seu trabalho social.

Em março de 2013, o Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as ‘virtudes heroicas’ da leiga portuguesa, que se empenhou na educação de crianças pobres e na ajuda aos doentes, em várias regiões do país.
O anúncio da nova fundação foi feito na data do aniversário natalício de ‘Dona Sílvia’, como era conhecida.

O momento foi assinalado com uma celebração eucarística, na igreja matriz de Paços de Ferreira, onde se encontra a capela tumular da venerável Sílvia Cardoso, sob a presidência de D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto.

A Fundação Canónica Sílvia Cardoso tem sede em Paços de Ferreira, sendo dirigida pelo padre José Auguto Ribeiro Ferreira, pároco da paróquia de Santa Eulália em Paços de Ferreira.
“A Fundação não tem fins lucrativos, mas apenas fins religiosos”.

A organização visa “cooperar e apoiar” a Postulação da Causa de Canonização de Sílvia Cardoso, divulgando a sua espiritualidade e promovendo a devoção a esta figura, além de “promover e comercializar publicações, estudos e objetos religiosos”.